Tem dúvidas sobre o horário de trabalho? Conhece as regras da ACT? Sabe como controlar a assiduidade dos funcionários? Conhece soluções empresarias para a produtividade da sua equipa? Questões como estas são comuns entre fundadores de empresas, mas neste artigo vamos explorá-las e deixar tudo esclarecido.
Os efeitos da pandemia de 2020 ainda se sentem nas empresas e equipas, quer seja a nível de saúde mental, quer seja pela flexibilidade de trabalho a partir de casa ou outra parte do mundo. O mercado de trabalho está em constante mutação e as empresas têm de se adaptar.
Hoje em dia facilmente uma empresa contrata trabalhadores que vivem noutro país ou noutro fuso horário, flexibilidade é a nova característica dos negócios e empresas. Apesar do leque de oportunidades se expandir, existem diferentes fatores que são inerentes às empresas como o registo de assiduidade e marcação de ponto.
Segundo a ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho – existem diferentes modalidades para o horário a ser praticado pelo trabalhador:
- Regime de adaptabilidade
- Horário flexível
- Horário por turnos
- Horário concentrado
Independentemente da modalidade de horário de trabalho, “picar o ponto” continua a ser uma obrigação segundo a legislação. Existem várias formas para o fazer, como as folhas de presença – onde os funcionários preenchem manualmente as suas horas de entrada, saída, e pausas -, mapas de horário de trabalho – onde constam descansos semanais, férias e ausências – e o relógio de ponto digital.
Estas são algumas das tradicionais opções para o registo de assiduidade, contudo, cada vez mais o digital é onde tudo acontece. Ao longo de 8 décadas no mercado de controlo de acesso e registo de ponto, a DIMEP acompanhou a transformação e adaptação das empresas para o digital. A par esteve o desenvolvimento de produtos e soluções que acompanhavam essa mesma transformação.
Uma das ferramentas pioneiras para o mercado empresarial é a plataforma em “cloud”, KAIROS. Esta solução permite-lhe aceder a todas as informações tal e qual como se estivesse no escritório.
Com o KAIROS basta ter acesso à internet para verificar o registo de assiduidade dos colaboradores, quem picou o ponto, que pedidos estão por responder, consultar documentos, extrair relatórios de todas as informações dos funcionários e muito mais. A informação com o “backup” em cloud é atualizada em tempo real e pode ser consultada em qualquer parte do mundo! Dossiers, preenchimento de papelada, arquivos, cadernos, entre outros, deixam de ser precisos e a possibilidade de gerir a sua empresa a partir de qualquer lugar torna-se real. Demasiado bom para ser verdade? Não no ano de 2022.
Mas serão a assiduidade e a pontualidade tão cruciais para o sucesso da empresa? A resposta é sim. O desempenho do trabalho, a organização das equipas, o cumprimento de objetivos e alcance de resultados a longo prazo está diretamente impactado por estes factores.
Quando diariamente estão em falta estes deveres, o prejuízo para a empresa pode ser maior que se pensa, e a diferentes níveis:
Produtividade
O trabalho não se faz sozinho, ainda! É preciso delinear estratégias, trabalhar em equipa, ter dedicação e empenho. Apenas desta forma é possível singrar no mercado e superar a concorrência. Faltas e atrasos significam trabalho por fazer, e consequentemente menor produtividade. Sem um controlo adequado, a empresa regride.
Impacto nos resultados
Tendo em conta o ponto anterior, é inevitável que os resultados da empresa perante os seus clientes não sejam afetados. Saída de clientes significa prejuízo financeiro, perda de confiança e implicações na reputação do negócio. Um impacto em grande escala derivado “apenas” da assiduidade e pontualidade.
A aposta em sistemas adequados de controlo de assiduidade e pontualidade não se fica pela gestão dos funcionários. É um investimento para a progressão da empresa, para o seu sucesso e estabilidade. Dois fatores que aparentemente podem significar pouco, mas como referido, fazem parte da base de um sucesso promissor.
Aqui pode ficar a conhecer mais informação sobre a plataforma KAIROS que já está a revolucionar o registo de assiduidade e de ponto a nível nacional e internacional.