Chamamos produtividade à relação entre o produto final e os meios utilizados para o efeito.
O termo remete a formas de produzir o máximo possível, com a menor quantidade de recursos. Ser produtivo é, de forma geral, otimizar o trabalho para gerar mais resultados com menor esforço.
No fundo, a produtividade é um fluxo. A qualidade deste fluxo depende como se otimiza os meios à disposição.
Que meios são estes?
Os recursos que influenciam a execução de tarefas são de natureza:
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Interna (capacidades e características próprias)
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externa (ferramentas que tem à disposição).
No contexto do trabalho, a conclusão de tarefas assume uma maior importância por ser um dos principais indicadores de eficiência para empresas
Produtividade alta está associada com cumprir tarefas num determinado tempo razoável para a sua complexidade. Diz-se que alguém tem baixa produtividade quando falha metas para o cumprimento das suas tarefas.
O que influencia negativamente a produtividade?
Peter M Gollwitzer, professor de Psicologia na New York University diz-nos, que a falta produtividade ou improdutividade está relacionada com:
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Falta de metas ou objetivos claros. Quando não estão estabelecidas prioridades, mais facilmente se perde mais tempo que o previsto em tarefas.
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Distrações: Em média o trabalhador de uma empresa é interrompido a cada 3 minutos. As distrações dificultam a concentração em tarefas. O que diminui a produtividade.
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Má gestão de tempo: Relacionada com a falta de metas e objetivos claros, leva à incapacidade de completar tarefas dentro do tempo disponível.
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Falta de recursos: Não ter toda a informação disponível reduz o tempo de conclusão de tarefas, diminuindo a produtividade.
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Má saúde física ou mental: Stress, cansaço ou doença gera dificuldade em concentrar-se e completar tarefas.
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Ambiente de trabalho sem apoio: A subvalorização no trabalho, ou falta de comunicação leva à desmotivação e falta de foco necessário para ser mais produtivo.
Como aumentar a produtividade?
Laura Vanderkam autora do livro “What the Most Successful People Do at Work” nomeia as seguintes estratégias implementadas por vários CEOs para a eficácia na execução de tarefas:
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Estabelecer metas e objetivos claros: Ter uma compreensão clara daquilo para que se trabalha pode ajudar a manter a concentração e motivação.
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Manter-se organizado. Organização ajuda a encontrar rapidamente as coisas e a manter a concentração e foco no que é mais importante.
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Gerir o stress. Identificar e tratar as fontes de stress ajuda a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, simultaneamente, vai ajudar a manter a concentração e energia.
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Procura de feedback e apoio. Pedir opinião externa e procurar apoio de colegas ou supervisores quando necessário vai ajudar a identificar áreas a melhorar.
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Manter-se saudável. Cuidar da saúde física e mental vai permitir manter a energia e a concentração.
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Utilizar a tecnologia de forma eficaz. Alavancar a tecnologia e as ferramentas que podem ajudar a racionalizar o trabalho e aumentar a eficiência.
A produtividade pode parecer difícil de atingir, por haver sempre espaço de melhoria. Mas deve ser encarada como um trabalho contínuo do qual todos fazem parte.
Estas dicas servem para dialogar sobre o tema e implementar as melhores estratégias para cada situação.
Aprende sobre produtividade com a DIMEP.
Fonte: https://www.scoro.com/blog/studies-on-productivity/