Ultimas Novidades

O Futuro do top 5 produtos da DIMEP e a nova revolução tecnológica

Será a Revolução da Inteligência Artificial a nova Revolução Industrial? 

Ainda a dar os seus primeiros passos, a integração da Inteligência Artificial (IA) e automatização das indústrias já começou a trazer mudanças e desafios significativos em vários setores. Um relatório da PwC estima que a IA irá automatizar 30% de todos os empregos no Reino Unido até meados dos anos 2030.


Sabe como preparamos as alterações nas indústrias e dos nossos principais produtos que as servem aqui neste blogue. 

Mudanças nas Indústrias


Os desafios das alterações propostas pela IA às indústrias antecipam-se ser: 


Extinção de postos de trabalho: Com o avanço da IA e da automatização, muitos trabalhos que eram anteriormente realizados por humanos estão agora a ser automatizados. Isto vai resultar na extinção de certos postos de trabalho e desemprego em diversos setores e indústrias.


Aumento da Eficiência: Máquinas conseguem executar tarefas mais rápido e com maior precisão do que os seres humanos. A poupança em recursos humanos para as empresas e aumento da produtividade será inevitável.


Novas competências de trabalho: Certas tarefas que executadas manualmente são agora automatizadas. Isto resulta numa mudança no conjunto de competências necessárias para certos trabalhos. Assim, competências como pensamento crítico, aptidões de comunicação e colaboração, gestão de dados, e ética serão competências com maior necessidade.




O futuro dos produtos DIMEP


A indústria dos sistemas de ponto. 


Os algoritmos de IA, ao processar e analisar dados de assiduidade em tempo real, fornecem conhecimento que ajuda as organizações a tomar decisões informadas. Estas decisões melhoram a eficácia de processos. 


Para além de melhorar a eficácia dos processos é possível olhar pelos seus colaboradores graças à biometria.


O estudo da biometria, quando plenamente regulado a nível ético, servirá para aferir a condição física e psicológica de todos os colaboradores de uma empresa. Isto poderá servir para entender o volume apropriado da carga emocional e física do trabalho e adaptar.


Sistemas de Parking 


Com a integração da IA, os sistemas de estacionamento conseguirão identificar e categorizar os veículos, prever o melhor espaço de estacionamento para cada veículo, e otimizar a utilização do espaço de estacionamento.


A utilização de IA nos sistemas de estacionamento pode também melhorar a segurança dos veículos e dos condutores. O sistema conseguirá detetar obstáculos e prever potenciais acidentes, alertando os condutores para evitar colisões.


Além disso, a tecnologia da IA permitirá a monitorização e gestão em tempo real dos sistemas de estacionamento, fornecendo conhecimentos sobre ocupação, utilização, e tendências. Isto permitirá aos operadores de parques de estacionamento tomar decisões informadas sobre manutenção e atualizações, assegurando que os seus sistemas funcionam com o máximo desempenho.


Globalmente, a integração da tecnologia de IA em sistemas de estacionamento automático tem o potencial de revolucionar a forma como estacionamos os nossos veículos, tornando a experiência mais suave, mais segura e mais conveniente para todos os envolvidos.


Fechaduras inteligentes


As fechaduras inteligentes com tecnologia têm também a capacidade de aprender e adaptar-se aos hábitos do utilizador, tornando-as mais seguras ao longo do tempo. 


Plataformas de Recursos Humanos (RH)


O software de RH do futuro conseguirá executar tarefas tais como recrutamento, avaliações de desempenho, e gestão de talentos de uma forma muito mais automatizada. Os algoritmos de IA conseguirão processar grandes quantidades de dados para ajudar os gestores a tomar decisões informadas sobre o pessoal. 


Por exemplo, a IA pode ajudar os gestores a identificar empregados de elevado potencial que possam estar prontos para promoções, ou detetar quando um trabalhador pode estar em risco de deixar a empresa, permitindo aos gestores intervir e retê-los.


Além disso, a IA também ajudará os gestores de RH a analisar os dados dos funcionários para determinar tendências e padrões que podem ser utilizados para melhorar a cultura organizacional e o envolvimento dos funcionários. 


Ao automatizar algumas das tarefas mais repetitivas e demoradas, os gestores de RH terão mais tempo para se concentrarem em iniciativas mais estratégicas que podem ajudar a impulsionar a organização.


Videovigilância 


Uma das principais aplicações da IA na vigilância é a tecnologia de reconhecimento facial. Esta tecnologia utiliza algoritmos de IA para identificar e seguir indivíduos com base nas suas características faciais, permitindo a monitorização em tempo real de espaços públicos. Esta tecnologia já é utilizada em muitos países, incluindo a China e os Estados Unidos, para vários fins, tais como segurança, aplicação da lei e marketing.


Outra aplicação da IA na vigilância é a utilização de drones. Os drones equipados com câmaras e sensores alimentados por IA podem ser utilizados para monitorizar grandes áreas, tais como eventos públicos ou passagens de fronteira, proporcionando uma visão abrangente da situação no terreno.


Para além destas aplicações, a IA está também a ser utilizada para analisar uma grande quantidade de imagens de vigilância e identificar potenciais ameaças à segurança. Por exemplo, os algoritmos de IA podem ser treinados para detetar padrões de comportamento incomuns, tais como alguém que deixa um pacote numa área pública, e alertar o pessoal de segurança em tempo real.


Em geral, é provável que a IA desempenhe um papel cada vez mais importante no futuro da tecnologia de vigilância. 


Conclusão


Embora estas tecnologias tenham o potencial de melhorar a segurança e a segurança pública, há também preocupações sobre a privacidade e a potencial má utilização das mesmas. Por isso, é importante considerar as implicações éticas da vigilância alimentada por IA e assegurar que estas tecnologias sejam utilizadas de uma forma responsável e principalmente de forma transparente.


As empresas que servem estas indústrias, como a DIMEP,  precisam de estar preparadas para se adaptarem a todas as mudanças que surgem rapidamente para enfrentar os desafios e manterem-se competitivas no mercado.


Com 87 anos de existência, acompanhámos no século XX a toda a transição de hardware mecânico para os produtos informatizados e digitais, sempre na vanguarda tecnológica previmos as seguintes mudanças. .