Como funciona o Reconhecimento Facial
Com base em algoritmos matemáticos que rastreiam diferentes pontos da face, como por exemplo, formato do rosto, a curva da bochecha, dimensão dos lábios, e a distância entre olhos. A junção de todos estes atributos é a referência utilizada para identificar a biometria facial de um indivíduo.
Reconhecimento Facial e o Sistemas de Segurança
Para aplicar o reconhecimento facial em sistemas de segurança via câmera, é necessário ter um banco de dados de imagens para fazer a comparação da imagem do vídeo e dessa forma, detectar o rosto.
Assim que um rosto é capturado pela câmera, a identificação acontece imediatamente, de modo que o acesso é autorizado ou negado. Em algumas situações de risco, um alarme é emitido para alertar a equipe de segurança a tomar as providências necessárias.
Reconhecimento Facial nos Smartphones
O reconhecimento facial nos celulares pode ter diferenças conforme o aparelho. Mas basicamente, é preciso que o usuário retire uma foto movimentando o dispositivo para capturar imagens sob ângulos diferentes.
Vantagens da Biometria Facial
Considerando procedimentos como biometria digital e varredura de íris e retina, o reconhecimento facial é uma tecnologia menos invasiva, pois não requer um nível de aproximação alto para realizar o reconhecimento.
Além disso, a biometria facial, permite reconhecer rostos independente de alterações, como uso de óculos, barba e mudança de expressão.
Outra vantagem é que os softwares de Reconhecimento Facial permitem integração com outros tipos de tecnologias, como controle de acesso, gestão de ponto, monitoramento, entre outras.
Com o avanço da tecnologia foi possível corrigir várias falhas do sistema de biometria facial, tornando cada vez mais seguro e preciso. Entretanto, ao utilizá-lo, é necessário atentar a não invasão de privacidade, levando esse fator em consideração, é possível obter maior segurança e agilidade, tanto em ambientes empresariais como no meio público.